sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O que é o Empreendedorismo?

O conceito de empreendedorismo tem assumido um destaque inequívoco nas últimas décadas. Atualmente, em Portugal, existem mesmo um Secretário de Estado do Empreendedorismo. Com estes argumentos podemos questionar:

Será o Empreendedorismo assim tão importante?

De um modo global o Empreendedorismo promove:
·         O aumento da empregabilidade/trabalhabilidade;

·         A inovação e a criatividade nas empresas;

·         O desenvolvimento económico e social dos povos;

·         A dinâmica do mercado com a introdução de novos produtos/serviços;

·         A modernização das economias.

·         Etc., etc., etc..

Como se verificou, o Empreendedorismo é fundamental para o desenvolvimento e modernização de um País, acompanhado por um papel decisivo na diminuição de um problema social gravíssimo: o Desemprego.

O que é o Empreendedorismo?

Segundo Holmgren e col. (2004) quando se refere o conceito de Empreendedorismo é impossível não falar de Joseph A. Schumpeter, um economista Austríaco que desenvolveu a sua atividade na primeira metade do século XIX.

Outros autores surgiram se apresenta-se, de seguida, uma pequena revisão da literatura em formato tabela para elucidar acerca da evolução do conceito de empreendedorismo:

Cantillón (1680-1734)
Usou a palavra pela primeira vez, significando ”auto-empregados que se ajustam ao risco, quando o retorno é incerto”.
Turgot (1727-1781)
Os riscos assumidos pelo empreendedor são suportados pelo seu capital, distinguindo cinco formas de o utilizar: a compra de terras, o investimento na agricultura, na indústria ou no comércio e os juros cobrados por empréstimos.
Say (1767-1832)
Indivíduo que combina recursos diversos.
Magoldt (1824-1868)
O empreendedorismo e a inovação são importantes para a vida empresarial, embora não verifique um crescimento dinâmico.
Knight (1885-1972)
Indivíduo que toma decisões em condições de incerteza.
Schumpeter (1883-1950)
Indivíduo que inova.
Principal dinamizador da atividade económica, graças a sua função de inovador.
Keynes (1883–1946)
Desenvolveu o conceito do impulso espontâneo para a ação empreendedora, conhecida como “espíritos animais”.
McClelland (1961)
Necessidade de realização individual (ou a necessidade de sucesso) é um dos principais motivos que explicam o comportamento empreendedor.
Drucker (1969)
Alguém que procura maximizar as oportunidades. A questão pertinente “não é como fazer as coisas, mas sim, como encontrar as coisas que se devem fazer e concentrar os recursos e os esforços nessas mesmas coisas.
Casson (1982)
Pessoa que toma decisões sobre a afetação de recursos escassos como resultado de um juízo empreendedor.
Amit (1997)
Segundo investigações sobre a perceção dos empresários, o empreendedorismo relaciona-se com o espírito aventureiro, bem como com a inovação, flexibilidade, dinâmica, capacidade de assumir riscos, criatividade e orientação para o crescimento.
Fonrouge (2002)
Foram identificadas várias perspetivas associadas ao Empreendedorismo: comportamentalista, psicológica (cognitiva), económica e do processo.
Global Entrepreneurship Monitor (GEM), (2010)
Qualquer tentativa de criação de um novo negócio ou nova iniciativa, tal como emprego próprio, uma nova organização empresarial ou a expansão de um negócio existente, por parte de um indivíduo, de uma equipa de indivíduos, ou de negócios estabelecidos.


Conceitos que se associam ao ser Empreendedor e ao Empreendedorismo
·         Risco e incerteza

·         Espírito aventureiro

·         Necessidade de independência, realização pessoal e sucesso

·         Combinação de recursos

·         Oportunidades

·         Criatividade

·         Dinamismo

·         Criação de valor

Sem dúvida que para se ser Empreendedor teremos de sair da zona de conforto (risco), motivados de diferentes maneiras (necessidade de independência, realização pessoal e sucesso) e movidos por um espírito aventureiro, combinando diferentes recursos em busca de oportunidades que com criatividade e dinamismo geramos propostas de valor para os clientes.

Estamos numa altura em que o risco e a incerteza se maximizaram, mas onde o espaço para a inovação, criatividade e empreendedorismo ganharam mais força. Se te consideras uma pessoa empreendedora… Arrisca

(retribui este trabalho com um clic numa publicidade)

Referências Bibliográficas

·         Holmgren, C e col. (2004, “Entrepreneurship Education: Salvation or Damnation?”, International Journal of Entrepreneurship, Vol 8, pp. 55-71.

·         Ramirez, A., Orejuela, A. e Vargas, G. (2010), New perspectives for the managerial entrepreneurship”, International Entrepreneurship Managment Journal. Vol. 6, pp.203219.


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