quarta-feira, 26 de março de 2014

Inovar na procura ativa de emprego

Como diria Miguel Gonçalves no programa Prós e Contras da RTP1: “a procura ativa de emprego é para profissionais”.

Neste momento, face ao desequilíbrio no mercado de trabalho em detrimento da força trabalhadora (i.e., existe pouca oferta de trabalho relativamente à procura), a competição por um emprego aumentou desmesuradamente. Com isto várias consequências acompanham esta tendência: descida salarial, trabalho precário, entre outras!

Porém, chegamos a um momento em que ao invés de parar para pensar, devemos parar para INOVAR, sermos CRIATIVOS e assim marcar a diferença em relação à nossa concorrência (cada vez mais similar ao nível académico e com um maior número de competências).

Por exemplo, os Educadores Sociais, quando terminam a licenciatura (uns com uma classificação muito boa outros nem por isso) não deixam de ter a mesma designação profissional. Quero com isto dizer que a nossa criatividade, a nossa capacidade para assumir riscos e fazer as coisas de modo diferente pode ajudar um pouco … outras vezes poderá mesmo fazer a diferença!


O Curriculum Vitae (CV), um documento extremamente importante, visto que reflete o nosso percurso profissional e de vida, bem como se assume como a forma (interface) como comunicamos com as empresas/instituições são um excelente motivo para redesenhar o modo como procuramos trabalho/emprego.

Vejamos que até para um simples CV são pouco aqueles que tentam ser diferentes, fazendo algo mais arrojado e adequado a quem, no fundo, o irá ler, analisar e interessar-se pelo mesmo … (é certo que do lado de lá também pode existir alguma resistência ao que é diferente).

Chegou a hora de darmos um toque da nossa irreverência, de trabalharmos a nossa criatividade, de pensarmos fora da caixa …

Chegou o momento de nos mostrarmos ao mercado, evidenciando o nosso potencial através de mil e uma situações que podemos desenvolver!

A única solução para desafiar o atual mercado de trabalho é conhecê-lo (sabendo como funciona) e adotar diferentes estratégias que naturalmente nos irão diferenciar enquanto profissionais!


O segredo não está em sermos bons, mas sim em mostrar aos outros o nosso potencial, as nossas competências e o nosso conhecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário