sexta-feira, 17 de outubro de 2014

"Educador Social en Alaska" em Portugal (Viseu) | livro e peça de teatro

2 de outubro de 2014, dia internacional do educador social ...


uma peça de teatro que começa bem cedo. 8 da manhã e vou eu em direção ao aeroporto Francisco Sá Carneiro (Porto)! 

... grande expetativa, muita adrenalina ... 

na minha cabeça só pensava que iria ser um sucesso!!!

... e foi, sem dúvida, um grande sucesso ...

após terminar a peça de teatro: "Educador Social en Alaska", interpretado pelo fantástico, humilde e enérgico ator Rafa Sánchez, o meu coração regressou ao seu ritmo normal. Pensei: "vale a pena correr riscos. vale a pena ser criativo. mas, sobretudo, vale a pena ser Educador Social". 

os comentários foram:

"(...) ao ouvir o ator parecia que estava a viver a minha realidade profissional!".
(P., educador social)

"(...) isto é uma peça de teatro que diz respeito a toda a gente".
(R. e V. familiares)

"(...) agora, finalmente, sei o que, efetivamente, faz um educador social".
(T., psicóloga)

"(...) através de Educador Social en Alaska, uma peça de teatro fantástica, aprendi a valorizar o trabalho de um educador social".
(V., professora)



quanto ao livro!

não defrauda as expetativas criadas por quem, primeiro, assiste à peça de teatro. isto porquê? 

a par dos relatos das vivências de um educador nos serviços sociais no alaska (barcelona), Sera, o autor, vai introduzindo temas absolutamente fantásticos como, por exemplo, a crise, a neurociência ou as redes sociais ...

Sera Sánchez trata o leitor, por meio das palavras, como se, efetivamente, estivesse presente, frente-a-frente, com o mesmo!


nós, educadores sociais, sentimos a necessidade de ler, ouvir, ver e sentir algo que seja real e concomitante com a realidade que vivemos no nosso quotidiano profissional. porém, poucas são as oportunidades onde, falando de educação social, se fala (efetivamente) em educação social!

para os colegas que são apaixonados pela (forte) vertente prática do trabalho de um educador social, esta é a oportunidade de acederem a uma obra literária que empenha uma comunicação horizontal!

valeu a pena ver (e organizar) a peça de teatro Educador Social en Alaska, valeu a pena ler o livro, refletindo, mas muita mais valeu a pena conhecer duas pessoas fantásticas, Sera e Rafa Sánchez, dois irmãos que me proporcionaram aprofundar-me na educação social. 

acima de tudo dois amigos com quem partilhei diversas ideias, experiências e conhecimentos ... isto também é EDUCAÇÃO SOCIAL :)

Ruben Amorim

Sem comentários:

Enviar um comentário