Onde
foi?
E foi mais ou menos assim…
Colegas podem colocar-se em pé, por favor?
Não vos peço que façam silêncio porque
não se vai cantar o fado. Contudo, pedia-vos que arregaçassem as mangas
porque se vai falar de empreendedorismo =)
Passei ao primeiro grupo que descrevi
(dos balões) e comecei a recolher as opiniões das colegas. Os conceitos passam
pela ambição, vontade, motivação, criatividade, inovação, investimento,
etc…
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Leiria | Teatro José Lúcio
Quando
foi?
24 de Novembro 2012
Quem
organizou?
APES – Associação Promotora da Educação
Social
Qual
foi o tema?
O empreendedorismo na educação social,
uma nova visão
E foi mais ou menos assim…
Colegas podem colocar-se em pé, por favor?
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E então se deu início à comunicação.
Comecei por reunir 6 voluntárias que,
por sua vez se dividiram em dois grupos. Três delas ficaram com um balão, onde
teriam de escrever uma frase/conceito que representasse, nas suas opiniões, e
empreendedorismo ou o empreendedor/a. As restantes, ficaram incumbidas de
realizar um exercício sobre criatividade, onde tinham vários pontos (alinhados)
e teriam de realizar o máximo de quadrados possíveis.
O resultado foi, em proporção, cerca de
55%/45% em favor das pessoas que prefeririam trabalhar por conta própria.
Este resultado é a realidade do país,
segundo um estudo sobre a atividade empreendedora em vários países do Mundo, o Global Entrepreneurship Monitor (GEM).
Com efeito, o que faltará aos Portugueses e às Portuguesas para lançar os seus
negócios?
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Todos conceitos, de facto, relacionados
com o empreendedorismo e a atividade empreendedora. De modo complementar,
apresentei algumas definições, de alguns autores, sendo elas:
Empreendedorismo é o “processo através
do qual indivíduos ou grupos criam algo novo com valor, dedicando o tempo e o
esforço necessário, assumindo alguns riscos financeiros, físicos e sociais e
recebendo as recompensas resultantes, ao nível monetário, de satisfação pessoal
e de independência”.
Hisrich e
Peters (2002)
Nesta definição
é importante reforçar a capacidade de assumir riscos, que é, talvez, uma
das primeiras referências ao comportamento empreendedor. Todavia, relacionamos
estes riscos, quase em exclusividade, ao aspeto financeiro, mas é sabido que os
empreendedores correm imensos riscos, sejam eles pessoais, profissionais e de
grande instabilidade. No entanto é isto que os/as move, é isto que torna tudo
mais mágico no Mundo dos empreendedores/as.
Empreendedorismo é o “processo através
do qual indivíduos ou grupos criam valor, reunindo combinações únicas de
recursos (inovação), para explorar oportunidades únicas existentes na
envolvente”.
Trigo
(2004)
Enquanto
Técnicos/as Superiores de Educação Social temos que criar valor com os recursos
que temos à disposição de modo a inovar nos produtos e serviços em favor da
nossa área de atividade. Existem necessidades manifestas no mercado e como
técnicos da área social teremos de ser os primeiros a transformá-las em
oportunidades de negócio.
The entrepreneurship function is a moment of breaking
the daily routines of how things are done. This is possible only if others do
not react in the same way in the same situation.
Schumpeter (1994)
Como refere
este autor de excelência na área do empreendedorismo, devemos questionar as
rotinas, repensar as nossas metodologias, arranjar soluções para os problemas
existentes e com que nos deparamos no quotidiano.
Assim, a
criatividade é um conceito deveras pertinente que deverá acompanhar todas as
nossas intervenções.
A
criatividade pode definir-se como:
“Ter a
capacidade de olhar para as mesmas coisas, as mesmas necessidades ou problemas
que outras pessoas, mas de uma forma diferente, de um ângulo diferente”.
(Ferreira,
Santos e Serra)
Poderemos,
como Educadores/as Sociais trabalhar a área da Educação para o
Empreendedorismo? Teremos um papel importante neste âmbito?
Estou certo
que sim. Posso referir o exemplo do Projeto TEIP em que um dos objetivos é
favorecer a ponte entre os estudantes e o mercado de trabalho. Com efeito, uma
das áreas de intervenção é a Educação para o Empreendedorismo.
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Concomitantemente,
a melhoria dos serviços prestados e a criação de novos produtos estão ao nosso
alcance. Vamos aproveitar o conhecimento que temos, o nosso Know How enquanto profissionais da área
social para sermos nós a criar as oportunidades, ao invés de serem
outros técnicos, de áreas totalmente distintas a criá-las. Nesta lógica, vemos
que o Empreendedorismo não é exclusivo a profissionais da gestão, mas sim um
processo transversal a qualquer formação inicial.
Espero que
coloquem na vossa nova agenda dos Educadores Sociais 2013 que tudo depende
de vocês próprios, da vossa atitude e da vossa criatividade. Nunca baixem
os braços, mas descubram o potencial que têm para a solução dos problemas que a
nossa sociedade vai colocando.
Não
desistam da vossa profissão, mas enquanto profissionais não limitem a vossa
intervenção à vossa área de estudos. Por fazerem isso não deixarão de ser
excelentes Educadores/as Sociais. Estejam atentos às oportunidades e, melhor
que isso, criem vocês as oportunidades, inovem e sejam criativos =)
Ruben
Amorim
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