terça-feira, 3 de abril de 2012

Atividades com Pessoas Idosas II

Nos dias 21, 22 e 28, 29 de Março decorreram, em Viseu, dois Workshops, respetivamente, subordinados ao seguinte tema: "Educação Social, Envelhecimento e Empreendedorismo".
Um dos objetivos inerentes ao Workshop passava por sugerir, em grupo, atividades com pessoas idosas com vista à partilha por todos os técnicos que laborem nesta área de atividade.
Existe ainda um conjunto de recomendações/sugestões que penso ser importantes e que refiro no final deste artigo.
Assim, passo a expor as atividades sugeridas pelas colegas:
Workshop | Educação Social, Envelhecimento e Empreendedorismo Viseu II – 21 e 22 de Março
Atividades Sugeridas pelos Grupos de Trabalho:
Atividades Espirituais/religiosas |
•Peregrinações
•Debates/Tertúlias a partir de reflexões espirituais
•Rezar o Terço
•Ir à missa
•Yoga
•Dramatização onde haja troca de experiências/crenças das diferentes religiões
Atividades Inteletuais/formativas |
•Visionamento de filmes com o fim de refletir determinadas temáticas
•Ações de formação
•Debates
•Dinâmicas de grupo
•Workshops
Atividades Sociais |
•Caminhadas
•Excursões/passeios
•Bailes temáticos
•Jogos tradicionais
•Novas tecnologias
•Voluntariado – Banco do tempo
•Tertúlias
•Teatro
Atividades Desportivas |
•Jogos tradicionais
•Trabalhos manuais
•Atividade física
•Caminhadas
•Pedy-paper
•Orientação
•Passagem do testemunho
•Jogo da malha
•Dinâmica de apresentação
•Jogo da memória
•Cubo de sentimentos
•Técnicas de som e de relaxamento
Atividades Ludico-Recreativas |
•Transformar uma folha de papel num objeto – Origamis
•Projeção de fotos das pessoas idosas com dinâmicas de grupo associadas
•Duas pessoas idosas frente a frente e proceder a ambas as descrições
•Colocar objetos em cima da mesa e trocar a ordem (memória)
•Cada um tem um sentimento escrito e, posteriormente, terão de transmitir esse mesmo sentimento
•Com uma bola introduz-se um tema e cada pessoa idosa vai passando a bola referindo um conceito pertencente
•Atividades intergeracionais
•Ateliês
Atividades Quotidianas |
•Fazer a cama
•Regar as plantas
•Apertar os sapatos
•Higiene pessoal
•Vestir
•Comer
•Ir às compras
•Sentar-se corretamente
•Colocar creme
•Lavar a loiça
Atividades Culturais |
•Visitas a locais históricos
•Partilha de conhecimentos de diversas pessoas que viveram em diferentes locais do país
•Teatro
•Cinema (filmes antigo ao domicílio/lar)
•Música e Dança
•Exposição fotográfica a preto e branco das pessoas idosas
Workshop | Educação Social, Envelhecimento e Empreendedorismo Viseu III – 28 e 29 de Março
Atividades Sugeridas pelos Grupos de Trabalho:
Atividades Espirituais/religiosas |
•Ler o livro da quaresma
•Leitura da Bíblia
•Cânticos
•Organizar excursões religiosas
•Encontro entre pessoas que partilhem informação sobre várias religiões
Atividades Inteletuais/formativas |
•Jogo da memória
•Jogo do telefone (passar mensagem)
•Dias temáticos (desenvolvendo competências pessoais e sociais)
•Congressos/Palestras
Atividades Sociais |
•Partilha de histórias de vida
•Colocar em contato a pessoa idosa e a sua família através das novas tecnologias (internet), doando-a das competências necessárias para o efeito
•Torneio sueca
•Comemorar datas festivas com outras instituições similares
Atividades Desportivas |
•Jogo das argolas
•Jogo do burro
•Jogo das cadeiras
•Jogo do lenço
•Jogo do macaquinho chinês
•Rappel
•Bowlling
•Dança
•Yoga
•Snooker
•Jogo da moeda (disco)
•Jogo das setas
•Natação/hidroginástica
•Ginástica/Aeróbica
•Jogo do balão
•Jogos de equilíbrio
•Surf
•Atletismo
•Jogos de orientação
•Pesca/Caça
•Matraquilhos humanos
•Ciclismo
•Jogo da malha
Atividades Ludico-Recreativas |
•Fazer carteiras com materiais recicláveis
•Desfile com materiais recicláveis
•Recriar acessórios
•Criar uma horta educativa
•Atividades intergeracionais
•Trabalhos manuais
Atividades Quotidianas |
•Plantar a Horta na valência
•Participar nas tarefas domésticas
•Realizar as compras para o lar, participando na escolha das mesmas
Atividades Culturais |
•Encontro étnicos
•Aprender geografia através dos seus conhecimentos
•Jogos pedagógicos (fotografias de personalidades, monumentos, etc)
Recomendações |
•Partir das necessidades, gostos, interesses e expetativas das pessoas idosas;
•Nunca impor atividades, mas sim propor;
•Tornar as pessoas idosas membros ativos na ocupação do seu tempo livre;
•Atividades brilhantes são aquelas que oferecem gratificação às pessoas idosas e não ao/à Técnico/a;
•Manter uma postura dinâmica, enérgica, inovadora e criativa, contagiando as pessoas idosas;
•Criar novas atividades com a participação das pessoas idosas, dando largas à imaginação e criatividade;
•Não usar sistematicamente as atividades solicitadas, mas sim apostar na construção das “próprias” atividades. Cada atividade deve ser encarada como uma inspiração para adaptar à nossa população.

Sem comentários:

Enviar um comentário