terça-feira, 17 de julho de 2012

Comunicação: A Ocupação dos Tempos Livres e Desenvolvimento Pessoal de Pessoas Idosas - III Simpósio de Gerontologia - PsicoSoma Aveiro



No passado dia 14 de Junho de 2012 – Sábado – Teve lugar na Universidade de Aveiro o III Simpósio de Gerontologia PsicoSoma organizado pela unidade de Aveiro.
O tema da minha comunicação incidiu nas Atividades de Ocupação de Tempo Livre e Desenvolvimento Pessoal de Pessoas Idosas.

Comecei por questionar quantos/as Educadores/as Sociais estavam na plateia. Depois quantos/as gerontólogos/as. Posteriormente Técnico/as de Serviço Social. E Animadores/as Socioculturais? E Psicologos/as???
A questão seguinte que coloquei foi: Então e quantos/as diretores/as de IPSS ou de Lares Privados estão presentes?
Pois bem, a resposta foi:  0…
Num evento desta Natureza, onde se discutiram temas fundamentais inerentes ao envelhecimento e gestão das organizações que prestam cuidados a pessoas idosas, um dos verdadeiros interessados não marcam presença – Os elementos de gestão. Aqueles/as que toma decisões…
Foi apenas um tema para reflexão porque na minha opinião deve refletir-se sobre isto...
Quando pensamos em criar atividades de ocupação de tempos livres para pessoas idosas institucionalizadas, normalmente, seguimos sempre o caminho mais difícil de sortir efeito, mas o mais fácil de concretizar…
É muito recorrente receber e-mail de colegas a pedir atividades, mas, no meu entender, um atividade que funciona muito bem na minha instituição pode não sortir qualquer efeito numa outra qualquer. O princípio é o seguinte:
Em primeiro lugar devemos questionar sempre as pessoas idosas dos seus gostos, interesses, necessidades, expetativas e sonhos. Assim começamos a perceber o que efetivamente se poderá realizar. Depois é fundamental perceber que as atividades são das pessoas idosas e não dos dinamizadores (Educadores, Animadores, Gerontólogos, etc.). Este princípio habitualmente é violado porque, por vezes, no mercado do trabalho é mais importante responder às necessidades de quem manda do que dos clientes.

Contudo, importa ainda referir que as atividades que trocamos com os nossos e as nossas colegas são importantes na medida em que se fomentam IDEIAS. Assim se proporciona a utilidade da CRIATIVIDADE, algo que deve marcar presença na nossa forma de estar no trabalho e nas intervenções.

A CRIATIVIDADE é um processo em que se inicia num problema. Por exemplo, quando detetamos que os residentes não querem participar nas atividades. Estamos perante um problema que é necessário resolver. Sempre tendo em conta o residente e não os nossos gostos e motivações. Será necessário resolver este problema e vamos ter várias ideias. Depois dá-se o período de incubação das ideias. Algumas delas vão amadurecer, outras vão ser muito parvas, no entanto, todas elas são necessárias… Por fim dá-se a iluminação, onde vamos ter a ideia certa para resolver o conflito. Quanto mais for potenciado este processo criativo, maiores e melhores serão os resultados…

Algo que considero muito importante é a atitude. O modo como se chega à instituição e se provoca desafios de imediato. A nossa própria postura alegre e dinâmica que, ao fim de algum tempo, acaba por contagiar as pessoas.
Outros assuntos foram abordados, mas o mais importante foi a questão de como encaramos as atividades. É muito importante que se comece a elaborar planos de atividades (e simples atividades) em função das pessoas. Por vezes os recursos exigidos até são menores.
Como referi, o jogo da malha já existe, mas se a gente acrescentar mais jogos e lhe chamar: “AS OLIMPÍADAS DA TERCEIRA IDADE”, criando competição, gerando parcerias, envolvendo as pessoas, formando intercâmbios… Enfim, as atividades devem ser sempre diferentes. O fim até pode ser o mesmo, mas a metodologia é sempre adequada a cada contexto.
Uma vez mais reafirmo:
Um/a excelente Educador/a, Animador/a, Gerontologo/a, Psicólogo/a (Etc.) não é aquele/a que realiza atividades brilhantes, mas sim aquele/a que faz com que as pessoas idosas tenham ideias de atividades brilhantes e as coloca em prática…

Esta é uma área onde podem investir e inovar. Sejam criativos/as e acrescentem algo de novo à vida das pessoas idosas. Por vezes a novidade está nas recordações, mas a criatividade do nosso trabalho não deixa de existir porque fazemos pouco ao nível quantitativo…

2 comentários:

  1. Olá!


    Chamo-me Guilherme Sousa Rodrigues. Antes de mais, apresento as minhas desculpas por estar a enviar esta mensagem através de um comentário a um post. A minha intenção era escrever diretamente para o seu e-mail, mas não consegui perceber como é que isso se faz... Provavelmente é "aselhice" minha...

    Bom, adiante, o motivo do meu contacto é o seguinte: neste momento, tenho a meu cargo um trabalho interessantíssimo, que é o de transformar o texto de uma tese de mestrado em livro direcionado para pessoas com mais de 65 anos. Para tal, precisava de ajuda, nomeadamente na indicação de trabalhos / textos / sites / livros em que eu pudesse perceber melhor as técnicas e os cuidados especiais a ter na escrita de textos para idosos.

    Posso contar com a sua ajuda? Não pretendo fazê-lo gastar muito tempo. Preciso apenas que me ajude a direcionar melhor a minha pesquisa, pois na internet, não se encontra grande coisa sobre este assunto.


    Obrigado.




    Despeço-me com os melhores cumprimentos,
    Guilherme Sousa Rodrigues

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Guilherme,

      agradeço, desde já, a sua abordagem.

      Mesmo sem ter um conhecimento profundo sobre o seu trabalho fico extremamente agradado com o mesmo, uma vez que refere um tema que muito gosto de desenvolver.

      Coloco-me à disposição para colaborar no que puder ajudar. Estou disposto a partilhar as minhas curtas experiências e conhecimentos.

      O meu contacto eletrónico é: amorimruben@gmail.com.

      Peço-lhe que entre em contacto comigo por esta via.

      Um abraço e bom trabalho.

      Eliminar