quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Workshop | Educação Social Envelhecimento e Empreendedorismo na 2ª Edição do Boletim Digital dos Educadores Sociais


Referência ao Workshop | Educação Social Envelhecimento e Empreendedorismo na 2ª Edição do Boletim Digital dos Educadores Sociais
 
 
O Workshop “EDUCAÇÃO SOCIAL, ENVELHECIMENTO E EMPREENDEDORISMO” é uma iniciativa que tem como principal propósito a partilha de interesses entre os/as participantes, bem como o aumento de conhecimentos em áreas emergentes da nossa sociedade: A Educação Social, o Envelhecimento e o Empreendedorismo.

As cidades de Bragança, Porto, Viseu, Leiria, Santarém, Lisboa e Olhão acolheram, de modo muito positivo, este evento, permitindo que, cerca de 200 profissionais e estudantes, partilhassem as suas experiências e aumentassem os seus conhecimentos. Apesar de ser um Workshop concebido, inicialmente, para TSES e Estudantes de Educação Social, suscitou o interesse a vários outros/as profissionais, nomeadamente Gerontólogos/as, Técnicos/as de Serviço Social, Enfermeiros/as, Animadores/as (Socio)culturais, Professores/as, Psicólogos/as, mas também pessoas ligadas à Gestão, Marketing e Direção de Instituições relacionadas com o Envelhecimento.

O Workshop é uma formação de curta duração que coloca a sua tónica no domínio do saber-fazer.

Com efeito, seria fundamental que os/as participantes, no final do evento, saíssem munidos com ferramentas práticas para desenvolverem nas suas diferentes atividades profissionais. Este objetivo foi alcançado.

Uma questão retórica que frequentemente se coloca é a relação existente entre estes três conceitos. A Educação Social está fortemente relacionada com o Envelhecimento, uma vez que é uma das suas áreas de intervenção, cada vez com mais oportunidades. Neste sentido, o Empreendedorismo é uma matéria que se torna relevante para que, com inovação e criatividade, se criem novos produtos/serviços que melhorem a qualidade de vida das pessoas idosas e dos seus familiares. Assim sendo, quem melhor do que os/as profissionais que trabalham no terreno para superar este desafio?

No meu entender os/as TSES encontram-se neste perfil e, concomitantemente, serão necessários conhecimentos nestas áreas que, à partida, parecem não estabelecer qualquer relação, mas que fazem todo o sentido, criando oportunidades.

A nível pessoal gerou uma expetativa enorme, sobretudo porque a rede de contactos que se criou foi muito alargada e de qualidade. Atualmente existem colegas que criaram as suas empresas, conceberam e implementaram os seus projetos sociais na área do envelhecimento e outros, ainda, fazem parte de equipas de trabalho que em muito desenvolvem a Educação Social em Portugal.

Para concluir, apraz-me dizer que verifiquei um espírito muito criativo por parte dos/as TSES. Uma atitude com muita vontade de promover a mudança. Competências que continuam a marcar a diferença no mercado do trabalho atual. Pessoas com vontade de inovar, de criar, de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Não poderia terminar sem deixar um forte abraço a todos os/as colegas que demonstraram, ao longo de todos estes Workshops realizados de Norte a Sul do País, que a Educação Social tem muito potencial, destacando-se os seus/suas profissionais pela qualidade e excelência que será valorizada por toda a sociedade. Continuem a trabalhar de modo rigoroso e criativo porque os resultados já estão a aparecer.
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário