terça-feira, 27 de novembro de 2012

Comunicação: III Encontro Nacional de Educadores/as Sociais | Leiria | 24 de Novembro 2012

Onde foi?

 Leiria | Teatro José Lúcio

Quando foi?

24 de Novembro 2012

Quem organizou?

APES – Associação Promotora da Educação Social

Qual foi o tema?

O empreendedorismo na educação social, uma nova visão


E foi mais ou menos assim…



Colegas podem colocar-se em pé, por favor?

Não vos peço que façam silêncio porque não se vai cantar o fado. Contudo, pedia-vos que arregaçassem as mangas porque se vai falar de empreendedorismo =)

E então se deu início à comunicação.

Comecei por reunir 6 voluntárias que, por sua vez se dividiram em dois grupos. Três delas ficaram com um balão, onde teriam de escrever uma frase/conceito que representasse, nas suas opiniões, e empreendedorismo ou o empreendedor/a. As restantes, ficaram incumbidas de realizar um exercício sobre criatividade, onde tinham vários pontos (alinhados) e teriam de realizar o máximo de quadrados possíveis.

Coloquei, então, uma questão chave: Preferem trabalhar por conta própria ou por conta de outrem?

O resultado foi, em proporção, cerca de 55%/45% em favor das pessoas que prefeririam trabalhar por conta própria.

Este resultado é a realidade do país, segundo um estudo sobre a atividade empreendedora em vários países do Mundo, o Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Com efeito, o que faltará aos Portugueses e às Portuguesas para lançar os seus negócios?

Passei ao primeiro grupo que descrevi (dos balões) e comecei a recolher as opiniões das colegas. Os conceitos passam pela ambição, vontade, motivação, criatividade, inovação, investimento, etc…

Todos conceitos, de facto, relacionados com o empreendedorismo e a atividade empreendedora. De modo complementar, apresentei algumas definições, de alguns autores, sendo elas:

Empreendedorismo é o “processo através do qual indivíduos ou grupos criam algo novo com valor, dedicando o tempo e o esforço necessário, assumindo alguns riscos financeiros, físicos e sociais e recebendo as recompensas resultantes, ao nível monetário, de satisfação pessoal e de independência”.

Hisrich e Peters (2002)

Nesta definição é importante reforçar a capacidade de assumir riscos, que é, talvez, uma das primeiras referências ao comportamento empreendedor. Todavia, relacionamos estes riscos, quase em exclusividade, ao aspeto financeiro, mas é sabido que os empreendedores correm imensos riscos, sejam eles pessoais, profissionais e de grande instabilidade. No entanto é isto que os/as move, é isto que torna tudo mais mágico no Mundo dos empreendedores/as.

 

Empreendedorismo é o “processo através do qual indivíduos ou grupos criam valor, reunindo combinações únicas de recursos (inovação), para explorar oportunidades únicas existentes na envolvente”.

Trigo (2004)

Enquanto Técnicos/as Superiores de Educação Social temos que criar valor com os recursos que temos à disposição de modo a inovar nos produtos e serviços em favor da nossa área de atividade. Existem necessidades manifestas no mercado e como técnicos da área social teremos de ser os primeiros a transformá-las em oportunidades de negócio.

The entrepreneurship function is a moment of breaking the daily routines of how things are done. This is possible only if others do not react in the same way in the same situation.

Schumpeter (1994)

Como refere este autor de excelência na área do empreendedorismo, devemos questionar as rotinas, repensar as nossas metodologias, arranjar soluções para os problemas existentes e com que nos deparamos no quotidiano.

Assim, a criatividade é um conceito deveras pertinente que deverá acompanhar todas as nossas intervenções.

A criatividade pode definir-se como:

“Ter a capacidade de olhar para as mesmas coisas, as mesmas necessidades ou problemas que outras pessoas, mas de uma forma diferente, de um ângulo diferente”.

(Ferreira, Santos e Serra)

Poderemos, como Educadores/as Sociais trabalhar a área da Educação para o Empreendedorismo? Teremos um papel importante neste âmbito?

Estou certo que sim. Posso referir o exemplo do Projeto TEIP em que um dos objetivos é favorecer a ponte entre os estudantes e o mercado de trabalho. Com efeito, uma das áreas de intervenção é a Educação para o Empreendedorismo.

Concomitantemente, a melhoria dos serviços prestados e a criação de novos produtos estão ao nosso alcance. Vamos aproveitar o conhecimento que temos, o nosso Know How enquanto profissionais da área social para sermos nós a criar as oportunidades, ao invés de serem outros técnicos, de áreas totalmente distintas a criá-las. Nesta lógica, vemos que o Empreendedorismo não é exclusivo a profissionais da gestão, mas sim um processo transversal a qualquer formação inicial.

Espero que coloquem na vossa nova agenda dos Educadores Sociais 2013 que tudo depende de vocês próprios, da vossa atitude e da vossa criatividade. Nunca baixem os braços, mas descubram o potencial que têm para a solução dos problemas que a nossa sociedade vai colocando.

Não desistam da vossa profissão, mas enquanto profissionais não limitem a vossa intervenção à vossa área de estudos. Por fazerem isso não deixarão de ser excelentes Educadores/as Sociais. Estejam atentos às oportunidades e, melhor que isso, criem vocês as oportunidades, inovem e sejam criativos =)

Ruben Amorim

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