quarta-feira, 26 de junho de 2013

Seniores em Activaidade | Aguiar da Beira


Seniores em activaidade é o tema do projeto da Câmara Municipal de Aguiar da Beira. A festa de encerramento realizou-se hoje, dia 26 de Junho, nas Caldas da Cavaca.
Estiveram reunidas quase todas as instituições do concelho de Aguiar da Beira, desde centros de dia a lares de idosos, com e sem fins lucrativos.
Ao longo da manhã foram apresentadas várias performances por parte dos imensos intervenientes. Cada instituição apresentou a parte relativa à atividade física, levada a cabo ao longo do ano, onde um técnico superior da área do desporto, durante cerca de 45 minutos por semana. Posteriormente, apresentaram uma performance livre, onde não existiam limites e restrições à criatividade.
A Residência Humildasus apresentou uma performance teatral representativa do que é e não é ser idoso na atualidade. Foi um tema previamente debatido e onde os e as residentes puderam mostrar a sua opinião e os seus pontos de vista relativamente à temática.
No final foi ainda desenvolvida uma mega aula de atividade física onde todos os participantes se envolveram e divertiram.
De seguida chegou o momento do almoço e existiram vários momentos de partilha, não só das suas refeições, mas também de alegrias e boa disposição.
No final penso que se poderia inovar no projeto através das seguintes ideias:
  1. Sortear pares de instituições que, ao longo do ano, iriam desenvolver uma atividade em comum, visitando-se reciprocamente.
  2. No decorrer do dia foi possível verificar que existiam, como é natural, pessoas idosas que se conheciam, mas que integravam instituições diferentes. Com efeito, seria positivo desenvolver um clima de intercambio entre instituições para que as pessoas não perdessem os seus laços de amizade e a sua rede social de suporte.
  3. Designar/nomear/sortear uma instituição que ficasse responsável por dinamizar a festa no ano seguinte. Porém seria interessante formar uma comissão organizadora que integrasse membros das varias instituições.
Com estas ideias iria, certamente, promover-se uma maior interação e coesão entre todas as instituições, bem como uma maior partilha de informação, conhecimentos e experiencias entre pessoas idosas do concelho e técnicos que integram as instituições. Concomitantemente seria possível inovar-se na área do envelhecimento através de uma maior e efetiva participação dos idosos na melhoria da sua qualidade de vida.
Ficam as ideias e os objetivos, certo que existe um longo caminho a percorrer, aproveitando o que se tem feito, mas não convencidos que é suficiente... Muito há a fazer e para tal é fundamental ouvir e envolver as pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário