terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Educação Social? Sim, sei o que é ...

Ser Educador Social nunca foi fácil!

Desde que entrei na Escola Superiores Educação de Viseu que o discurso é unívoco: ninguém sabe o que é a Educação Social, muitas vezes até se refere que nem os próprios Educadores Sociais sabem quem são!

Pois bem, passaram-se, sensivelmente, 6/7 anos e eu acredito que tudo melhorou substancialmente. Na minha opinião o associativismo foi fundamental para a afirmação e, consequentemente, conquistas da Educação Social em Portugal.


Porém, entendo, não descurando a pertinência de outros intervenientes, que os Educadores e Educadoras Sociais fizeram a diferença nos seus locais de trabalho, nos seus locais de estágio, na sua vida quotidiana...

Esta luta já soma um grande número de batalhas e apesar de ainda existir muito a fazer, não podemos desvalorizar o que já foi (bem) feito. Na minha perspetiva devemos aproveitar todo o trabalho desenvolvido e, cooperando, entre colegas, investir nos nossos respetivos futuros profissionais, que mais não têm do que um aspecto em comum: a Educação Social!

Relativamente ao fenómeno do desemprego, penso que poderemos, em conjunto, fazer algo por todos os Educadores Sociais. Quem trabalha, efetivamente, na área  pode lutar diariamente e realizar um excelente trabalho, certamente as entidades empregadoras saberão o que faz o Educador Social. Se um dia criamos uma empresa no ramo social, se gerirmos um projeto social ou possamos decidir no âmago do recrutamento de RH, POR FAVOR ACONSELHEMOS, pelo menos, um Educador Social (se assim for adequado).


Seria ótimo que cada um de nós se unisse por algo. Quando falo em união não me refiro exclusivamente ao associativismo nem ao investimento monetário. Falo em cooperação, em motivação para se realizar algo, para que possamos marcar a diferença enquanto técnicos sociais.

Por fim, apenas gostaria de referir que é um gosto ser Educador Social. É um prazer enorme fazer parte de uma família que pode não ter o reconhecimento adequado e justo, mas que se mantém forte e motivada para a sua afirmação. Sempre tendo por base a diversidade de ideias e opiniões para que a melhor solução contenha um pouco da criatividade de cada colega!

Desejo a todos e a todas um ano 2014 cheio de sucessos profissionais, alavancados pela criatividade e energia que existe dentro de vós...

Sem comentários:

Enviar um comentário