quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Educação Social no Uruguai: partilhando com Rosário Machado


No passado dia 16 de fevereiro tive a oportunidade de partilhar experiências e conhecimentos com uma estudante de Educação Social de um país bem distante, o Uruguai, situado na América do Sul.O seu nome é Rosário Machado e frequenta o último ano do curso de licenciatura. Aos 28 anos de idade tem já uma perspetiva sobre o Mundo e sobre os seus respetivos problemas sociais muito interessante e abrangente.Vou escrever genericamente sobre algumas das temáticas que conversamos de modo espontâneo, com a companhia de um colega estudante de Educação Social, mas de Portugal, Jorge Cortesia, e uma Designer, Magdalena Ferreyra, num bar na ribeira de Gaia a degustar o tradicional vinho do Porto. Quatro pessoas a somarem ideias e perspetivas. Apresento, de seguida, parte do resultado, sendo que foram os pontos que penso serem de maior relevo para a partilha.  
Ensino superior e licenciaturaNo Uruguai, a Educação Social (licenciatura) surgiu há cerca de 10 anos, tendo uma duração de 4. Em comparação a Portugal é um curso ainda recente e, em algumas regiões/cidades, os primeiros licenciados irão este ano para o mercado de trabalho. É o caso de Paysandu, cidade de origem da colega.No que respeita à duração do curso, surgiu um interessante debate, devido ao número de anos, pois no nosso país tem uma duração inferior (3 anos). Com efeito, foi apresentado o processo de Bolonha e seus objetivos. Sabemos que, em Portugal e na Europa, existem pessoas que simpatizam mais, outras menos, com esta mudança de paradigma no ensino superior, mas é importante dar a conhecer a estrutura e organização do nosso ensino superior.Uma das críticas, neste ponto, foi devido às unidades curriculares que integram o curso no Uruguai. A colega admite que muitas delas não têm uma intervenção direta no âmbito do que será o seu futuro trabalho como Educadora Social. Onde já ouvimos isto? Áreas de intervenção do Educador SocialSendo a Educação Social recente no Uruguai, as saídas profissionais ainda estão algo limitadas à infância, juventude, reclusão e serviços sociais. Todavia, apesar de existirem, certamente, outras áreas de intervenção, estas foram as mais focadas pela Rosário.Curiosamente, na área do envelhecimento, não existem Educadores Sociais a trabalhar. Este dado é relevante porque, naquele país, existem imensas oportunidades que se podem ser exploradas pelos Educadores Sociais. Porém, como tão bem conhecemos pelo caso Português, este passo de reconhecimento social e profissional da carreira do Educador Social exigirá muita dedicação e trabalho.
 O país e suas caraterísticas e o poder da informação
Pelo seu relato, o Uruguai parece ser um país relativamente seguro em comparação com países vizinhos (p.e. Brasil e Argentina). Ao nível de educação, saúde e serviços sociais, responde adequadamente às necessidades da população, sendo serviços totalmente gratuitos.
Foi muito interessante constatar que a os Uruguaios, especialmente a Rosário, estava informada sobre todos os acontecimentos sociais que assolam a Europa, desde os sociais e étnicos (Estado Islâmico, Crimeia, etc.), até ao financeiro (Grécia e não só). De facto, na era da globalização e da sociedade do conhecimento, torna-se imperativo partilhar. Afinal de contas é tão fácil …

Para terminar
Apesar das qualidades do país que fui evidenciando, muito jovens Uruguaios têm como sonho a Europa, sobretudo Espanha devido ao idioma!
Sem dúvida um país a visitar e descobrir, essencialmente para entender como funciona a Educação Social. Fica o desafio …
Remuneração do Educador Social
Pelo que entendi, a remuneração é um pouco inferior à de Portugal. Nada que não esperasse …
Expliquei-lhe que a nossa remuneração depende se trabalhamos no setor público ou privado.
Espantosamente, em Portugal, o setor público renumera melhor os seus colaboradores do que no privado (na nossa área).
No Uruguai funciona precisamente ao contrário. No caso da Educação Social (pelo que percebi em geral também), no setor privado as remunerações são superiores.
Concluindo: a remuneração do Educador Social em Portugal no setor privado equipara-se à do mesmo técnico inserido no setor público do Uruguai. Afinal de contas, a América Latina não está tão atrás de nós. Melhor, nós, enquanto Europeus, é que não evoluímos em questões salariais!

Sem comentários:

Enviar um comentário